Tabuleiro da primeira ponte estaiada para Metrô do Rio de Janeiro começa a ser construído
Estrutura sobre o canal da Barra da Tijuca terá 320 metros de extensão e será o único trecho ao ar livre da Linha 4
Kelly Amorim, do Portal PINIweb
2/Abril/2015
A primeira ponte estaiada para metrô do Rio de Janeiro, em construção entre os túneis do Morro do Focinho do Cavalo e da Estação Jardim Oceânico, da Linha 4, teve as rampas de acesso finalizadas e conectadas à estação, de acordo com o Consórcio Construtor Rio Barra (CCRB). A estrutura sobre o canal da Barra da Tijuca será suspensa por 52 conjuntos de cabos de aço, os estais, e é o único trecho da nova linha onde os trens poderão ser vistos fora do subterrâneo.
Atualmente, as obras se concentram na construção do tabuleiro elevado da ponte, que terá 320 metros de extensão, entre a rampa de acesso e o túnel já escavado. Com 13,9 metros de largura, a ponte terá duas vias, uma para as composições que seguirão no sentido Barra da Tijuca, na zona Oeste, e outra em direção à Ipanema, na zona Sul carioca.
O projeto prevê a fixação de 5.500 metros de estais em dois pilones de 72 metros de altura. Esta é a primeira vez que uma obra na América Latina executa a instalação de pilares inclinados com o sistema autotrepante, que consiste em pistões hidráulicos que eleva a estrutura de apoio da ponte. As vantagens da metodologia, segundo o CCRB, são o ganho de tempo na conclusão do trabalho, a segurança para a equipe de serviços em altura e a possibilidade de manter o trânsito de veículos e pedestres sob a construção.
Os estais da ponte têm entre 19 e 37 conjuntos de fios de aço, e cada um tem mais de 287 km de fios de aço instalados. Por se tratar de uma estrutura para metrô em curva e com forte incidência de ventos, os pilones são reforçados verticalmente através de fios protendidos de aço e, para aumentar a resistência dos pilones, as cordoalhas são inseridas na estrutura de concreto e tensionadas depois que o material atingir a resistência prevista no projeto.
Os estais da ponte têm entre 19 e 37 conjuntos de fios de aço, e cada um tem mais de 287 km de fios de aço instalados. Por se tratar de uma estrutura para metrô em curva e com forte incidência de ventos, os pilones são reforçados verticalmente através de fios protendidos de aço e, para aumentar a resistência dos pilones, as cordoalhas são inseridas na estrutura de concreto e tensionadas depois que o material atingir a resistência prevista no projeto.
Estão sendo utilizadas na área de obras mantas específicas e telas de proteção para acúmulo do resíduo da obra, preservando que os insumos sejam jogados nas águas do canal.
As obras integram o sistema metroviário de 16 km de extensão orçado em R$ 8,7 bilhões que ligará Ipanema à Barra da Tijuca. A previsão é de que o projeto seja concluído em 2016.
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