Pilones da primeira ponte estaiada do Metrô do Rio de Janeiro alcançam 36 metros de altura
Consórcio Construtor Rio Barra deve começar em julho a instalação dos 52 conjuntos de cabo de aço da estrutura sobre o canal da Barra da Tijuca
Da redação da PINIweb
22/Junho/2015
O Consórcio Construtor Rio Barra (CCRB) informou na última semana que a construção dos dois pilones da primeira ponte estaiada para metrô do Rio de Janeiro, entre os túneis do Morro do Focinho do Cavalo e a Estação Jardim Oceânico, da Linha 4 (Barra da Tijuca-Ipanema), chegaram a 36 metros de altura, a metade do tamanho que terão. Essa estrutura vai sustentar os 52 conjuntos de estais, que devem começar a ser instalados em julho.
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O projeto prevê a fixação de 5.500 metros de estais em dois pilones de 72 metros de altura. Esta é a primeira vez que uma obra na América Latina executa a instalação de pilares inclinados com o sistema autotrepante, que consiste em pistões hidráulicos que eleva a estrutura de apoio da ponte. As vantagens da metodologia, segundo o CCRB, são o ganho de tempo na conclusão do trabalho, a segurança para a equipe de serviços em altura e a possibilidade de manter o trânsito de veículos e pedestres sob a construção.
Os estais da ponte têm entre 19 e 37 conjuntos de fios de aço, e cada um tem mais de 287 km de fios de aço instalados. Por se tratar de uma estrutura para metrô em curva e com forte incidência de ventos, os pilones são reforçados verticalmente através de fios protendidos de aço e, para aumentar a resistência dos pilones, as cordoalhas são inseridas na estrutura de concreto e tensionadas depois que o material atingir a resistência prevista no projeto.
Estão sendo utilizadas na área de obras mantas específicas e telas de proteção para acúmulo do resíduo da obra, preservando que os insumos sejam jogados nas águas do canal da Barra da Tijuca.
As obras também se concentram na construção do tabuleiro elevado da ponte, que terá 320 metros de extensão, entre a rampa de acesso e o túnel já escavado. Com 13,9 metros de largura, a ponte terá duas vias, uma para as composições que seguirão no sentido Barra da Tijuca, na zona Oeste, e outra em direção à Ipanema, na zona Sul carioca.
Previstas para serem concluídas em julho de 2016, as obras da linha 4 do Metrô têm 16 km de extensão e são orçadas em R$ 8,7 bilhões. Este trecho terá as estações Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz.
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