ÔNIBUS ELÉTRICO - OUTRO GRANDE DESASTRE DA
POLÍTICA DE RIBEIRÃO PRETO.
Tenho registrado alguns
artigos demonstrando que o conceito de TRÓLEBUS com cabos, foi evoluindo com
inovações e incrementos tecnológicos.
Atualmente, ônibus
elétricos funcionam com vários tipos de fonte de recarga, e os mais indicados
para o sistema viário urbano, são aqueles ônibus que são recarregados a laser,
em diversos pontos das cidades.
Assim, o transporte de
alta qualidade, pois o veículo é dotado de tecnologias que tínhamos no sistema
Trólebus implantado no projeto piloto em Ribeirão Preto.
Lamentável foi à
desastrosa manipulação política em descartar os trólebus. As desculpas eram que
não existiam mais peças para os veículos VOLVO.
Grande mentira e má fé foi
passada para a população de Ribeirão Preto, e a venda dos veículos foi outro
crime cometido contra os cofres públicos da cidade.
Os veículos elétricos,
conhecidos no Brasil como trólebus, são atualmente equipados com ar
condicionado, direção hidráulica e ou elétrica, suspensão pneumática ou a ar,
três portas, chassi com grande extensão, espaço interno muito maior que os
veículos tradicionais.
Além disso, os motores
elétricos são movidos com energia elétrica, cuja fonte além da energia elétrica
tradicional, desenvolveu técnicas de abastecimento via laser, em pontos
distribuídos em várias localidades e pontos do sistema viário.
Assim todos os
ensinamentos e oportunidades de Ribeirão Preto, em ter a oportunidade para
desenvolver um PROJETO PILOTO TRÓLEBUS, foram tudo por água abaixo.
Atualmente, os ônibus das
concessionárias são de baixa qualidade, com suspensão com molas, tipo utilizado
em caminhões. A maioria não tem mais de duas portas. Também a maioria, não tem
ar condicionado, suspensão a ar, câmbio automático. São praticamente SUCATAS
diante o que eram os primeiros TRÓLEBUS de Ribeirão Preto.
RIBEIRÃO PRETO - DE PROJETO PILOTO EM
TRÓLEBUS A UM SISTEMA DE SUCATA DE ÔNIBUS URBANO, CONCESSIONÁRIAS 2018.
Além da perda da qualidade
dos veículos de transporte coletivo em si, Ribeirão Preto perdeu o aprendizado
que o projeto piloto oferecida e proporcionava: O PLANEJAMENTO DOS TRANSPORTES,
em 1978.
Assim a cidade tinha não
só uma empresa que operava um tipo de transporte coletivo, mas também, o
planejamento de linhas, itinerários, frequências, pontualidade, bilhetagem por
catraca, sistema fechado (terminais - entrada no sistema e usar veículos do
sistema) nas integrações temporais e de itinerários.
Toda essa tecnologia
introduzida nos transportes públicos coletivos via trólebus em Ribeirão Preto,
foram perdidas. Um dos motivos foi à falta de pesquisas e desenvolvimento do
município junto às pesquisas nas universidades de engenharia mecânica,
elétrica, etc.
Assim, os produtos não avançaram;
novas modalidades de bilhetagem eletrônica, novas tecnologias deixaram de ser
produzidas. Ainda, os veículos inicialmente importados, deveriam ser produzidos
em série no Brasil.
Os erros de planejamento de
transportes em Ribeirão Preto foram enormes, retrocedendo o seu transporte
coletivo em 40 anos. Estávamos em 1978 com tecnologias mais avançadas
disponíveis em vários países, e hoje, 2018 estamos sofrendo com veículos
sucatas, linhas e atrasos, desconforto aos usuários, tarifas absurdas, péssima
qualidade nos serviços prestados, nível de serviços sofríveis, e sujeitos a
safadezas, propinas e corrupção nas LICITAÇÕES DO TRANSPORTE PÚBLICO em
Ribeirão Preto.
A gestão municipal não
tinha e nunca teve intenção de continuar a oferecer um transporte coletivo
urbano de máxima qualidade, de alta tecnologia nos seus terminais, nos seus
veículos e com isso, conquistar mais usuários satisfeitos.
Atualmente, os estudos
indicam que a cada ano as demandas de passageiros transportados diminuem,
provocando aumento de custos operacionais. Evidente que quanto menor quantidade
de passageiros transportados, os custos do sistema de transporte aumentam, e
não existem mágicas operacionais para corrigir isso.
Não existem veículos de
excelência. Não existem terminais temporais, e de itinerários com um bilhete
único. Não existe conforto e informações suficientes aos usuários sobre tempo
de espera, destinos, tempo de viagem, dentro outras informações.
RIBEIRÃO PRETO, LICITAÇÕES VICIADAS -
SISTEMA DE TRANSPORTES COLETIVOS URBANOS - Gestão Darcy Vera & Bandidos.
A gestão desastrosa e criminosa
da bandida Darcy Vera trouxe prejuízos gigantescos para a cidade de Ribeirão
Preto. Existiam projetos e desenvolvimento de controle por GPS,
GEOPROCESSAMENTO e georeferenciamento em desenvolvimento pela engenharia da
TRANSERP, gestão 2005 - 2008.
Tudo foi desperdiçado,
desprezado e não levado em conta pela gestão e nova diretoria da empresa
gestora de trânsito e transporte, onde seu superintendente acumulava seu cargo,
com o SECRETÁRIO MUNICIPAL DE GOVERNO da gestão em si.
Com a descoberta de
desvios, safadezas, licitações, roubos, sindicatos, a PF e o GAECO deflagraram
a OPERAÇÃO SEVANDIJA, em andamento até este momento do artigo. Infelizmente, a
LICITAÇÃO no campo de transportes coletivos, foi um CARTEL, ou seja, todas as
empresas se uniram e fizeram um CONSÓRCIO, ou seja, um único concorrente para a
CONCORRÊNCIA PÚBLICA.
Evidente que a licitação
foi propositalmente conduzida para um único concorrente, e isso a PF irá
concluir quem recebeu vantagens indevidas, propinas e corrupção, MALAS DE
DINHEIRO na TRANSERP, etc.
TCRP - MATÉRIA "Battery Electric Buses
- Stante of the Practice".
Realizo estudos e pesquisas do setor de
transportes desde 1994, junto à especialização realizada na UFSCar -
Universidade Federal de São Carlos, campus de São Carlos, SP.
Em 2002 - 2004, cursando
mestrado, minhas pesquisas utilizaram informações oferecidas pela cooperativa
americana TCRP. De lá pra cá, poucos são os profissionais engenheiros que se
dedicam voluntariamente às pesquisas, e aproveitam dados e pesquisas do TCRP.
Fora publicado artigos e
trabalhos científicos em congressos nacionais e internacionais, com avaliações
e pesquisas da viabilidade dos métodos TCRP na nossa realidade.
Infelizmente, a falta de
recursos em financiamento de pesquisas na área de transportes no Brasil, é
outra situação que os governantes menosprezam o planejamento urbano, o
planejamento dos transportes públicos, e a mobilidade nos centros urbanos.
Os materiais TCRP estão
disponíveis nos sites de forma gratuita. Os projetos de governos municipais,
gestão de cidades deveriam ter no mínimo técnicos especializados em
planejamento de transportes, tecnologias oferecidas nos veículos - ônibus
elétricos, e ou movidos a várias maneiras de energias alternativas e
sustentáveis.
Porém, o que acontece na TRANSERP
é um atraso conceitual e de gestão, com diretorias indicadas por políticos e
partidos, sem que tenha conhecimento técnico necessário e quantitativo
atualizado para gerir importante tarefa na cidade.
Infelizmente, a gestão
pública de Ribeirão Preto chegou ao seu pior nível tecnológico, cleptocracia, com
faltas de treinamentos e atualização dos técnicos existentes, cargos em
comissão que nada produzem; improdutividade, incapacidade técnica, ignorância
gerencial, e fora as questões que estão sendo levantadas pela PF - Polícia
Federal.
Aos amigos e amigas,
engenheiros e técnicos interessados em conhecer melhor as propostas
interessantes oferecidas pelo TCRP, podem entrar em contato conosco.
Assim, solicitam que
encaminhem suas dúvidas e perguntas, para nosso e-mail: engefrom2@gmail.com
COMPARTILHEM!
Obrigado pela atenção!
Engº
José Antonio S. Gonçalves.'.
ENGEFROM
ENGENHARIA.
Web Page:
Ribeirão
Preto, 03 de Agosto de 2018.
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