sexta-feira, 3 de agosto de 2018

TRÓLEBUS - ÔNIBUS ELÉTRICO - Outro grande desastre da política partidária na cidade de Ribeirão Preto, SP.


ÔNIBUS ELÉTRICO - OUTRO GRANDE DESASTRE DA POLÍTICA DE RIBEIRÃO PRETO.

Tenho registrado alguns artigos demonstrando que o conceito de TRÓLEBUS com cabos, foi evoluindo com inovações e incrementos tecnológicos.
Atualmente, ônibus elétricos funcionam com vários tipos de fonte de recarga, e os mais indicados para o sistema viário urbano, são aqueles ônibus que são recarregados a laser, em diversos pontos das cidades. 

Assim, o transporte de alta qualidade, pois o veículo é dotado de tecnologias que tínhamos no sistema Trólebus implantado no projeto piloto em Ribeirão Preto.

Lamentável foi à desastrosa manipulação política em descartar os trólebus. As desculpas eram que não existiam mais peças para os veículos VOLVO.
Grande mentira e má fé foi passada para a população de Ribeirão Preto, e a venda dos veículos foi outro crime cometido contra os cofres públicos da cidade.

Os veículos elétricos, conhecidos no Brasil como trólebus, são atualmente equipados com ar condicionado, direção hidráulica e ou elétrica, suspensão pneumática ou a ar, três portas, chassi com grande extensão, espaço interno muito maior que os veículos tradicionais. 

Além disso, os motores elétricos são movidos com energia elétrica, cuja fonte além da energia elétrica tradicional, desenvolveu técnicas de abastecimento via laser, em pontos distribuídos em várias localidades e pontos do sistema viário.
Assim todos os ensinamentos e oportunidades de Ribeirão Preto, em ter a oportunidade para desenvolver um PROJETO PILOTO TRÓLEBUS, foram tudo por água abaixo.

Atualmente, os ônibus das concessionárias são de baixa qualidade, com suspensão com molas, tipo utilizado em caminhões. A maioria não tem mais de duas portas. Também a maioria, não tem ar condicionado, suspensão a ar, câmbio automático. São praticamente SUCATAS diante o que eram os primeiros TRÓLEBUS de Ribeirão Preto.

RIBEIRÃO PRETO - DE PROJETO PILOTO EM TRÓLEBUS A UM SISTEMA DE SUCATA DE ÔNIBUS URBANO, CONCESSIONÁRIAS 2018.

Além da perda da qualidade dos veículos de transporte coletivo em si, Ribeirão Preto perdeu o aprendizado que o projeto piloto oferecida e proporcionava: O PLANEJAMENTO DOS TRANSPORTES, em 1978. 

Assim a cidade tinha não só uma empresa que operava um tipo de transporte coletivo, mas também, o planejamento de linhas, itinerários, frequências, pontualidade, bilhetagem por catraca, sistema fechado (terminais - entrada no sistema e usar veículos do sistema) nas integrações temporais e de itinerários.

Toda essa tecnologia introduzida nos transportes públicos coletivos via trólebus em Ribeirão Preto, foram perdidas. Um dos motivos foi à falta de pesquisas e desenvolvimento do município junto às pesquisas nas universidades de engenharia mecânica, elétrica, etc. 

Assim, os produtos não avançaram; novas modalidades de bilhetagem eletrônica, novas tecnologias deixaram de ser produzidas. Ainda, os veículos inicialmente importados, deveriam ser produzidos em série no Brasil. 

Os erros de planejamento de transportes em Ribeirão Preto foram enormes, retrocedendo o seu transporte coletivo em 40 anos. Estávamos em 1978 com tecnologias mais avançadas disponíveis em vários países, e hoje, 2018 estamos sofrendo com veículos sucatas, linhas e atrasos, desconforto aos usuários, tarifas absurdas, péssima qualidade nos serviços prestados, nível de serviços sofríveis, e sujeitos a safadezas, propinas e corrupção nas LICITAÇÕES DO TRANSPORTE PÚBLICO em Ribeirão Preto.

A gestão municipal não tinha e nunca teve intenção de continuar a oferecer um transporte coletivo urbano de máxima qualidade, de alta tecnologia nos seus terminais, nos seus veículos e com isso, conquistar mais usuários satisfeitos. 

Atualmente, os estudos indicam que a cada ano as demandas de passageiros transportados diminuem, provocando aumento de custos operacionais. Evidente que quanto menor quantidade de passageiros transportados, os custos do sistema de transporte aumentam, e não existem mágicas operacionais para corrigir isso. 

Não existem veículos de excelência. Não existem terminais temporais, e de itinerários com um bilhete único. Não existe conforto e informações suficientes aos usuários sobre tempo de espera, destinos, tempo de viagem, dentro outras informações.


RIBEIRÃO PRETO, LICITAÇÕES VICIADAS - SISTEMA DE TRANSPORTES COLETIVOS URBANOS - Gestão Darcy Vera & Bandidos.


A gestão desastrosa e criminosa da bandida Darcy Vera trouxe prejuízos gigantescos para a cidade de Ribeirão Preto. Existiam projetos e desenvolvimento de controle por GPS, GEOPROCESSAMENTO e georeferenciamento em desenvolvimento pela engenharia da TRANSERP, gestão 2005 - 2008. 

Tudo foi desperdiçado, desprezado e não levado em conta pela gestão e nova diretoria da empresa gestora de trânsito e transporte, onde seu superintendente acumulava seu cargo, com o SECRETÁRIO MUNICIPAL DE GOVERNO da gestão em si.

Com a descoberta de desvios, safadezas, licitações, roubos, sindicatos, a PF e o GAECO deflagraram a OPERAÇÃO SEVANDIJA, em andamento até este momento do artigo. Infelizmente, a LICITAÇÃO no campo de transportes coletivos, foi um CARTEL, ou seja, todas as empresas se uniram e fizeram um CONSÓRCIO, ou seja, um único concorrente para a CONCORRÊNCIA PÚBLICA. 

Evidente que a licitação foi propositalmente conduzida para um único concorrente, e isso a PF irá concluir quem recebeu vantagens indevidas, propinas e corrupção, MALAS DE DINHEIRO na TRANSERP, etc.

TCRP - MATÉRIA "Battery Electric Buses - Stante of the Practice".

Realizo estudos e pesquisas do setor de transportes desde 1994, junto à especialização realizada na UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, campus de São Carlos, SP.  

Em 2002 - 2004, cursando mestrado, minhas pesquisas utilizaram informações oferecidas pela cooperativa americana TCRP. De lá pra cá, poucos são os profissionais engenheiros que se dedicam voluntariamente às pesquisas, e aproveitam dados e pesquisas do TCRP. 

Fora publicado artigos e trabalhos científicos em congressos nacionais e internacionais, com avaliações e pesquisas da viabilidade dos métodos TCRP na nossa realidade.
Infelizmente, a falta de recursos em financiamento de pesquisas na área de transportes no Brasil, é outra situação que os governantes menosprezam o planejamento urbano, o planejamento dos transportes públicos, e a mobilidade nos centros urbanos.

Os materiais TCRP estão disponíveis nos sites de forma gratuita. Os projetos de governos municipais, gestão de cidades deveriam ter no mínimo técnicos especializados em planejamento de transportes, tecnologias oferecidas nos veículos - ônibus elétricos, e ou movidos a várias maneiras de energias alternativas e sustentáveis. 

Porém, o que acontece na TRANSERP é um atraso conceitual e de gestão, com diretorias indicadas por políticos e partidos, sem que tenha conhecimento técnico necessário e quantitativo atualizado para gerir importante tarefa na cidade.

Infelizmente, a gestão pública de Ribeirão Preto chegou ao seu pior nível tecnológico, cleptocracia, com faltas de treinamentos e atualização dos técnicos existentes, cargos em comissão que nada produzem; improdutividade, incapacidade técnica, ignorância gerencial, e fora as questões que estão sendo levantadas pela PF - Polícia Federal.

Aos amigos e amigas, engenheiros e técnicos interessados em conhecer melhor as propostas interessantes oferecidas pelo TCRP, podem entrar em contato conosco.

Assim, solicitam que encaminhem suas dúvidas e perguntas, para nosso e-mail: engefrom2@gmail.com
 
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Obrigado pela atenção!
Engº José Antonio S. Gonçalves.'.
ENGEFROM ENGENHARIA.

Web Page:

Ribeirão Preto, 03 de Agosto de 2018.

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