Trem de Alta Velocidade
RJ-SP
Projeto
de Trem de Alta Velocidade, com 520 Km de extensão, unindo as cidades de
Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.
Estudos realizados geológico-geotécnicos.
Os
estudos geológico-geotécnicos foram realizados ao longo da diretriz do traçado
referencial da via do Trem de Alta Velocidade – TAV, totalizando
aproximadamente 520 km de extensão, permitindo a interligação entre as cidades
de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.
Objetivo
Os estudos geológico-geotécnicos têm por objetivo avaliar, ao longo do traçado do TAV, os terrenos superficiais e subsuperficiais que representem riscos de desastres de natureza geológico-geotécnica, de forma a ameaçar a segurança do empreendimento.
As
avaliações são feitas através do comportamento de rochas, solos, relevo,
hidrogeologia, tectônica, processos geológicos e condicionantes geotécnicos à
prevenção de riscos geológicos (erosão, deslizamento de encostas, subsidências,
colapsos, expansão de solos, recalque de solos e abalos sísmicos).
São
considerados, ainda, os eventos de riscos potenciais para cada compartimento
geológico-geomecânico típico identificado ao longo do traçado do TAV, em função
dos tipos de obras de infraestrutura previstos.
O resultado final destes estudos foi utilizado para o levantamento dos custos da obra de construção do TAV, com o objetivo de subsidiar os procedimentos de licitação do empreendimento.
Salientamos que os estudos efetuados foram baseados em um traçado referencial passado pelo Halcrow Group, em abril de 2009, e, a partir deste, numa faixa de 2 km de largura. Entretanto, embora atualmente esse traçado apresente algumas alterações, ele se localiza dentro da faixa supracitada.
Etapas e Produtos
Os estudos foram concluídos em 2009 e compreenderam três etapas de trabalho, cujos produtos digitais (mapas e relatórios em formato PDF e SIG) estão disponíveis abaixo:
§
Etapa I:
projeto "Mapeamento Geológico-Geotécnico e Delimitação das Áreas de Risco
Geológico ao Longo do Traçado da Via do Trem de Alta Velocidade - TAV"
(mapeamento de superfície).
§
Etapa II:
projeto "Execução das Investigações Geotécnicas de Campo e Laboratório
Necessárias à Caracterização Geológico-Geotécnica e Delimitação das Áreas de
Risco Geológico ao Longo do Traçado da Via do Trem de Alta Velocidade -
TAV" (mapeamento de subsuperfície e sondagens).
§
Etapa III:
integração e consolidação dos dados geológico-geotécnicos das etapas anteriores
e análise de riscos.
Os dados foram organizados em ambiente SIG, o que possibilitou o acréscimo do conhecimento ao longo da Etapa III do projeto.
A
organização em SIG permitiu ainda a atualização dos dados, a transformação e
integração de informações e temas e a geração de novos produtos.
O projeto
buscou, dessa forma, a criação de um consistente acervo sobre o meio físico e
as características geológico-geotécnicas e ambientais dos terrenos ao longo do
traçado do TAV, de modo a melhor subsidiar a tomada de decisão nas diversas
etapas seguintes do projeto.
FONTE: Gestão Territorial. Geologia de Engenharia e
Riscos Geológicos. CPRM – Serviço Geológico
do Brasil. Acesso em 26/08/2018 – disponível em <
DIVULGAÇÃO: Engº José Antonio S. Gonçalves.’.
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