quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Telas, tecidos e chapas expandidas de alumínio - Telas MM

PROTEÇÃO CONTRA INSETOS EM SUA RESIDÊNCIA, ESCRITÓRIO, INDÚSTRIA, LOJA.

Temos na região uma temperatura média alta, em relação a outras regiões. Ainda, nos últimos a umidade relativa do ar tem atingidos níveis críticos.
Assim, precisamos facilitar a circulação do ar nos ambientes, e trocar as melhores condições de qualidade do ar, e da umidade relativa em si.
Porém, temos alguns insetos que podem ser um transtornos para o sono de muitas pessoas, e ou, insetos invasores e oportunistas.
Como engenheiro, sempre recomendo que o ideal seria colocar e ou construir esquadrias já completas, ou seja, com um dispositivo - tela mosquiteiro - em seu funcionamento.
Porém, no comércio especializado e nas lojas de materiais de construção, encontrar uma gama e variedade de esquadrias (madeira, ferro, aço, alumínio, inox) e em geral, sem a necessária tela de proteção - tela mosquiteiro.
Também, para construções mais antigas é possível adaptar chapas e batentes contemplando as telas mosquiteiros, ora em caixilhos de janelas, portas, etc. 
Tela mosquiteiro é um bom investimento para a melhoria da qualidade interna das construções em geral. 
Ainda, sendo possível, a instalação de grades de proteção para inibir a entrada de intrusos humanos, seria o ideal. Apesar que os clientes não percebem as diferenças de espessuras das chapas em que são confeccionadas as peças das esquadrias. Vale o preço, e não a qualidade e durabilidade, segurança a ser oferecida.
DICAS PARA ADQUIRIR ESQUADRIAS EM GERAL.
1. O consumidor deverá observar qual o tipo de material irá comprar, suas preferências e ou projetos realizados por profissionais. Assim, poderemos escolher janelas e venezianas de madeiramento, de ferro de chapa dobrada, de alumínio, etc. 
2. Ao observar o material da esquadria, se atenha aos detalhes dos acabamentos e pintura. 
Verifique a homogeneidade da aplicação da pintura, fundos especiais para evitar corrosão e ou destruição do material com o tempo.
3. Após, observe os rolamentos - como se movimentam as paletas, rodízios e quais materiais eles são confeccionados. Não adianta ter uma ótima chapa na esquadria, porém, nos rolamentos, dobradiças são de qualidade questionável, ou seja, serão futuros problemas para o usuário dessas esquadrias.
4. A garantia de fabricação ideal, é de no mínimo de 05 (cinco) anos, contra defeitos e mau funcionamento da esquadria. Esse item verifica a gestão da qualidade do fabricante da peça, e se ele está comprometido na entrega de produtos com qualidade e durabilidade.
5. Veja diversos fabricantes, anote as dimensões das janelas, portas e esquadrias em geral. Também anote, para sua comparação, o peso de cada peça por fabricante. Como exemplo, ao comparar uma porta metálica de 0,80 m com batente de vários fabricantes, o peso do material do produto completo poderá ser um indicador da qualidade e espessuras das chapas utilizadas na fabricação das peças. Isso dispensa de uma análise mais técnica, quanto ao conhecimento das diferentes espessuras das chapas que são utilizadas pelas indústrias fabricantes no mercado nacional. 
6. Se optar em confeccionar em profissionais de serralheria, saiba escolher o material - como a espessura da chapa, o tipo de acabamento, os batentes e sua espessura, os tipos de fundos a serem aplicados nas peças, as dobradiças, os puxadores, fechaduras (marcas e qualidade). Para esquadrias em chapa de ferro/aço no mercado encontram chapas 14 - 16 - 18 - que apresentam espessuras diferentes, e portanto, pesos diferentes. 
7. A resistência da esquadria tem relação quanto a espessura e qualidade da chapa e material adotado para a fabricação, o procedimento de proteção e aplicação de fundos especiais (no caso de ambientes agressivos - marítimos, praias, corrosivos, etc). Assim, por exemplo, uma casa no interior do estado de São Paulo, em cidade sem indústrias poluidoras e ou geradoras de agentes agressivos tem situação diferente daquelas casas que estão próximas ao nível do mar, em praias e ou balneários. Essas localidades são diariamente atacadas pela conhecida maresia, ou seja, ventos que lançam salinidade e ações corrosivas sobre as esquadrias, sendo ideal não utilizar esquadrias de ferro.
8. Mesmo existindo uma gama de diversidade de produtos no mercado, tipo de materiais e acabamentos, espessuras das chapas utilizadas, temos uma questão importante a ser considerada. A questão dos custos para a realização da obra, reformas e ou adequações variam de pessoa a pessoa, e os orçamentos nem sempre são ideais para comprar produtos ideais. Saiba que as manutenções corretivas irão em futuro próximo, corroer os orçamentos domésticos, e isso deve ser considerado no momento da escolha e compra da esquadria mais ideal para cada caso em particular.
9. Na dúvida, procure um profissional habilitado junto ao CREA/SP para orientação técnica. Certamente com uma adequada assessoria e parecer de um técnico, poderá ser evitado problemas futuros indesejáveis, nas esquadrias do seu imóvel, seja qualquer uso a que se destina. Na sabedoria popular, temos um antigo ditado muito oportuno de ser lembrado - " O BARATO sai CARO".
10. Pesquise, conheça os tipos de materiais, acabamentos e preços. Saiba mais sobre os produtos que irá adquirir, e certamente irá ter uma decisão mais acertada, dentro da realidade econômica de cada pessoa/família - empresa. A seguir, por exemplo, cito uma empresa fabricante de telas mosquiteiros, chapas de alumínio para mosquiteiros de diferentes malhas, espessuras, etc.
Saber sobre o fabricante, sua tradição em fabricação desses produtos, sua aceitação e preços praticados no mercado, também é de suma importância para sua investigação em qual marca confiar, em quais produtos adquirir. 
Obrigado pela atenção!
Engº José Antonio S Gonçalves.'.
ENGEFROM ENGENHARIA - Ribeirão Preto - SP.
Editado e publicado em 13/11/2019 - E-mail - engefrom@bol.com.br 
Telas, tecidos e chapas expandidas de alumínio. 
Produtos versáteis e com excelente custo-benefício